




Segundo o psiquiatra suíço Viktor Frankl, o homem tem três dimensões principais:
- Dimensão somática: é composta pelo campo corporal e biológico.
- Dimensão psíquica: trata-se da realidade psicodinâmica, isto é, do universo psicológico e emocional.
- Dimensão noética ou dimensão espiritual: ela abrange os âmbitos fenomenológicos da alma. Portanto, essa dimensão transcende as outras duas. Além disso, graças a ela, o ser humano pode integrar as experiências prejudiciais da existência e desenvolver a sua saúde psíquica.
Frankl afirma que esse vazio é a raiz de muitos transtornos mentais. Ou seja, a rutura na dimensão noética ou espiritual, aquela sensação de que a existência não tem sentido, é expressa na dimensão psicológica através de três grupos de sintomas principais:
- Sintomas depressivos.
- Sintomas agressivos com ou sem descontrole dos impulsos.
- Condutas aditivas


- Frankl afirma que não devemos investigar o sentido da vida, mas entender que somos nós que lhe damos um propósito. Isto é, podemos contestar a vida respondendo com a nossa própria vida. Isso significa que a responsabilidade é a essência íntima de nossa existência
- Apesar de termos investido tempo, energia, esforço e coração, a vida, às vezes, não é justa. Nestes momentos ficamos desanimados e isto é totalmente compreensível. No entanto, temos duas opções: aceitar que não podemos mudar o que aconteceu, que não há nada a fazer e que somos vítimas das circunstâncias, ou aceitar que não podemos mudar o que aconteceu, mas que podemos mudar a nossa atitude em relação a isso.




Sem comentários:
Enviar um comentário